Respostas

2013-07-13T22:23:30-03:00
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.

Fenômenos Físicos -> quando ocorre a transformação sem a alteração da natureza.
Ex: *Mudança de estado físico
*Dilatação de um metal pelo calor
*Atração de um metal pelo imã
*Transformar um pedaço de ouro em joia
*Chapinha no cabelo

Fenômeno Químico -> ocorre com a transformação na natureza da matéria obtendo-se uma nova substância.
Ex: *Fotossíntese
*Queima de papel
*Cozimento de um alimento
*Amadurecimento de uma fruta
*Oxidação de metais (enferrujamento)
*Processos que ocorrem no organismo

Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:

*Sólido -> é  quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma bola de boliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.

*Líquido -> 
Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.

*Gasoso -> 
Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.

Substância Pura -> apresenta uma única substância

*Simples: formada por apenas um único elemento
Ex: H2 (gás hidrogênio); O2 (gás oxigênio); O3 (gás ozônio)

*Composta: formada por dois ou mais elementos
Ex: H2O, NaCl, H2O2, C2H6O

Substância Impura (Mistura): apresenta duas ou mais substâncias

*Homogêneas: apresenta uma única fase. Único aspecto visual
Ex: água e álcool, água e açúcar, água e sal, água mineral

*Heterogêneas: não apresenta um único aspecto visual. Apresente duas ou mais fases
Ex: água e óleo, água e gasolina

Ponto de Fusão -> á temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, dá-se o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.

Ponto de Ebulição -> á temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, dá-se o nome de Ponto de Ebulição. Por exemplo, a água pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 100 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.