Relações ecológicas como comensalismo epifitismo e mutualismo são consideradas harmônicas. Porque ?
(6º ano)
(n achei ciencias entao marquei como biologia)

1
,é fácil percebe que nenhum ser vivo consegue viver isoladamente. Sempre existem relações ecológicas entre as inúmeras espécies que habitam o nosso planeta. Algumas dessas relações são harmônicas (positivas), ou seja, não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. Outras são consideradas desarmônicas (negativas), pois são prejudiciais a pelo menos um dos indivíduos que participam. Essas relações ecológicas podem ocorrer entre seres da mesma espécie (intra-específica) ou entre espécies diferentes

Respostas

2014-06-16T16:22:14-03:00
Relações harmônicas são aquelas em que ambos os seres saem beneficiados, ou um deles, indiferente à relação. 
No comensalismo, uma espécie é beneficiada e a outra é indiferente. exemplo: a rêmora que gruda no tubarão, alimentando-se dos restos de comida e obtendo transporte, o que não prejudica o tubarão, e o torna indiferente.
O epifitismo são as plantas que vivem sobre outras plantas, mas que não à prejudicam. Somente "pegam emprestado" seu corpo, para ficar mais próximas da luz. 
O mutualismo é a relação obrigatória na qual duas espécies não podem viver separadas, ambas se ajudam a viver. Um exemplo são os líquens, mutualismo de fungos e algas, que se ajudam a permanecer no meio. 
14 4 14