Uma certa quantidade de água de lagoa com amebas foi colocada em 5 frascos. Foram adicionadas em quantidades crescentes de sais nos frascos de número 2 até 5. Ao observar essas amebas ao microscópio, constatou-se que ocorre diminuição na formação de vacuólos contratéis ou pulsáteis em ordem crescente a partir do frasco nº2 e no frasco nº5 não se formaram esses vacuólos.
a) Qual é a função do vacúolo pulsátil ou contrátil dos protozoários de água doce?
b) O que aconteceria se as amebas do frasco nº1 não formassem vacúolos? Justifique.
c) Porque esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos?

1

Respostas

2014-06-16T21:36:42-03:00
a) como exemplo de protozoário de água doce temos o Paramecium. Sua função é servir para estabelecer o equilíbrio hídrico da célula, permitindo que o excesso de água vaze com excretas tóxicas ao ser.

b) já que não foi adicionado o sal no frasco 1 onde estava a ameba, a entrada de água continua da mesma forma através da osmose, ou seja, partindo do meio menos concentrado (água) para o mais concentrado (interior da ameba). Desta forma sem o vacúolo, a ameba sofreria um fenômeno chamado lise ( ruptura da membrana) e morreria.

c) é porque os seres marinhos vivem em um meio hipertônico, sendo que esse meio cria um gradiente que faça com que a água tenha a tendência a sair de dentro da célula por osmose, tornando o vacúolo pulsátil desnecessário.
4 3 4
espero q tenha ajudado!!
Ajudou muito, obrigada!!