Olá Boa Noite!
Alguém poderia dar uma explicação a respeito do seguinte exercício,de como resolve-lo.

A quantidade de pessoas do sexo masculino que freqüentam certo SPA atualmente equivale a 1/5 da quantidade de pessoas do sexo feminino. Se a diária para cada mulher é de R$ 120,00, correspondente a 60% da diária paga por cada homem, qual a arrecadação diária desse SPA, paga pelas mulheres e pelos 20 homens?

2

Respostas

2014-06-17T00:50:46-03:00
- quantidade => homem (H) = 1/5 mulher (M) ==>> H = M/5
- diária => M = 60%H => M = 60/100H => M = 3/5H = 120
- H = 20
............
a) QUANTIDADE
H = 20 => H = M/5 => M = 5.H => M = 5.20 => M = 100
São 100 mulheres e 20 homens
................
b) DIÁRIA
M = 120
H = 120.5/3 => H = 200
..............
c) ARRECADAÇÃO
M = 120 . 100 = 12.000
H = 200 . 20 = 4.000
TOTAL (POR DIA) = H + M = 4.000+12.000 = 16.000
A arrecadação diária deste SPA é de R$ 16.000,00 (R$ 4.000,00 paga pelos homens e R$ 12.000,00 pelas mulheres)
2 5 2
A melhor resposta!
2014-06-17T01:00:53-03:00
Olá, pelos meus cálculos deu R$16.000,00

Fiz assim, 

h= homem
m=mulher

Pelas informações, 

h= 1/5m, como o problema diz são h=20, assim,

m= 100 

ou seja, são 20 homens e 100 mulheres!

A outra informação é 120,00 equivale a 60% assim o homem paga R$200,00 

Daí, 

100*120 + 20 * 200 = 16.000
1 5 1