Respostas

2014-06-17T12:34:49-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sistema digestório

O sistema digestório inicia-se na boca, com a ação da enzima ptialina ou amilase salivar, que atua em PH neutro - 7 -, que quebra as moléculas de amido, presente em pães, bolos. Após o movimento da mastigação, vem a deglutição, na qual o bolo alimentar é empurrado para a faringe, chegando no esôfago, no qual, os movimentos peristálticos fazem com que o alimento desça até o estômago. No estômago há a ação da enzima pepsina, e do HCl, que são responsáveis pela digestão de certos tipos de proteínas, em PH ácido ( 2 a 3 ).
Após passar pelo estômago, o alimento chega no intestino delgado, e no duodeno ele continua a digestão de proteínas, com a liberação da enzima tripsina e da amilase pancreática, que atuam preferencialmente em PH básico ( de 7 até 14).
Depois do duodeno, o alimento chega ao jejuno e ao íleo, onde a digestão se encerra, com reabsorção dos últimos nutrientes.
Por fim, os restos não aproveitados pelo corpo chega ao intestino grosso, onde ocorre apenas absorção de água, e as fezes caminham pelo reto e saem pelo ânus.

Sistema excretor

Os rins são os responsáveis pela filtração e reabsorção de nutrientes presentes no corpo. No rim existem milhões de células, que são denominadas néfrons, responsáveis por esses procedimentos. O sangue chega ao néfron pela artéria eferente, e as artérias, como são bem finas, impedem com que certas substâncias passem para a excreção, como proteínas, que não passam pela membrana. Por isso, passam somente substâncias pequenas, como glicose, sais minerais, água,hormônios, o restante dos nutrientes do sangue volta para o corpo, através da artéria aferente. A filtração ocorre na cápsula de Bowman. O sangue chega ao túbulo contorcido proximal, onde ocorre a reabsorção de glicose, sais minerais, deixando o sangue pobre em nutrientes. Depois dessa passagem, o sangue vai para a alça de Henle, e como o sangue está com pouco nutrientes, ocorre uma osmose, levando algumas substâncias para o sangue, como o sódio, deixando o sangue concentrado novamente. Depois de passar pela alça, o sangue chega ao túbulo contorcido distal, onde há a participação de um hormônio importantíssimo na excreção, o ADH, hormônio antidiurético, que atua na reabsorção ao máximo de água, retendo líquido no nosso corpo. Esse hormônio é liberado pela hipófise, e pode ser inibido, quando a pessoa consumir bebidas alcoólicas. Depois de reabsorver grande parte dos nutrientes, a excreta, denominada urina, que é composta em maior quantidade de ureia, passa do ureter para a bexiga urinária, e posteriormente ao uréter, chegando finalmente no órgão que excretará a urina.
1 2 1