Respostas

2014-06-17T23:36:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

O Renascimento - também chamado de "a Renascença" ou  Renascentismo -  é o período entre o final do século XIV e começo do século XVII da história da Europa, tendo se iniciado nas cidades italianas e espalhado-se pela Europa.

Trata-se de uma época na qual a herança cultural de Roma e da Grécia foi redescoberta, de maneira que os artistas e os sábios buscavam inspiração nas obras antigas dos romanos. Muitas dessas obras foram obtidas nas bibliotecas das cidades muçulmanas durante a guerra da reconquistas, sendo traduzidas do árabe para o latim. Desse modo é que Aristóteles e Platão chegaram até nós.

Outro fator importante foi a peste, que na incapacidade da religião em resolver o problema, abriu caminho para uma investigação mais objetiva da realidade. Além disso, houve o retorno do comércio após a quarta cruzada, permitindo que novos artigos chegassem à Europa, sendo o acesso às especiarias controlado por cidades italianas que enriqueceram enormemente, favorecendo os mecenas, ricos exibicionistas que financiavam artistas e cientistas para gerarem obras para se destacarem dos demais.

O fim do Império Bizantino e o domínio de Constantinopla pelos otomanos também possibilitou que sábios e artistas se refugiassem nas cidades italianos, fomentando o "caldeirão cultural" que se formou por lá.

Nesse sentido, as principais características do Renascimento foram a valorização da cultura greco-romana, da inteligência, do conhecimento, o antropocentrismo, bem como um maior destaque à razão e à natureza.

Entre as consequências desse período podemos citar o surgimento e fortalecimento das bases para a ciência e a tecnologia modernos, bem como quadros emblemáticos, como a Mona Lisa (ou La Gioconda), de Leonardo da Vinci.

Sugiro, para complementar essa resposta, que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas ", " Construindo um Império - Mundo de Da Vinci - Renascimento ",   e " RENASCIMENTO CULTURAL  ", facilmente encontrados no you...tube.

Bons estudos!