Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T19:07:08-03:00
A Inconfidência Mineira ocorreu em um contexto de decadência das minas, arrocho fiscal e administrativo e ameaças da Metrópole, como a decretação da derrama, que era a cobrança dos impostos atrasados. A elite mineira, influenciada pelas ideias iluministas e pelo exemplo da independência dos Estados Unidos, passou a conspirar para livrar a região do domínio português. Homens como José Joaquim Maia, José Alvares Maciel, José Inácio de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga, Frqancisco de Paula Freire de Andrade, Cláudio Manuel da Costa e o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), imaginaram romper com Portugal e proclamar a República. Muitos líderes foram executados e no dia 21 de abril de 1792 Tiradentes foi executado e teve seu corpo esquartejado após a execução.
1 5 1
2014-06-17T19:51:42-03:00
Foi a elite mineira, influenciada pelas ideias iluministas e pelo exemplo da independência dos Estados Unidos, passou a conspirar para livrar a região do domínio português.