Respostas

2013-07-15T00:00:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Os sistemas biológicos são, amplamente, importantes para os animais, independente da espécie. Desse modo, a estrutura como a respiração ocorre vai variar bastante, por exemplo, se o animal vive na água ou na terra; se é vertebrado ou não. Nesse sentido, teremos, por exemplo, os seres humanos, que respiram pelo nariz e apresentam pulmões. Os peixes, por outro lado, apresentam outras estruturas, denominadas brânquias. 

Em se tratando do sistema respiratório humano, o objetivo dele é garantir níveis adequados de oxigênio e a eliminação do gás carbônico no organismo, haja vista que o primeiro é metabolizado pelas células, apresentando como resíduo o gás carbônico. 

A divisão clássica do sistema respiratório o classifica em duas partes: o trato respiratório superior e inferior. O primeiro é composto por nariz externo, cavidade nasal, laringe, parte superior da traquéia e faringe (fora da cavidadetorácica) . 
O trato respiratório inferior é composto pelos brônquios,  parte inferior da traquéia,  bronquíolos,  alvéolos e pulmões (no interior da cavidade torácica). 
2 5 2