“A exemplo da Revolução Francesa, a de outubro de 1917 é dos poucos acontecimentos históricos que fazem jus integralmente ao título de revolução, entendida como a completa transformação das normas e relações sociais vigentes. Como sua antecessora francesa, a Revolução Russa parece haver quebrado uma linha de continuidade de padrões de comportamento e organização social, inaugurando novo período histórico, moldado, em grande medida, sob sua inspiração.”.
Interpretando as afirmações acima à luz do que foi estudado, podemos concluir que:
a) A comparação entre as revoluções procede, pois ambas partiram da mesma base ideológica revolucionária.
b) A comparação entre ambas procede, uma vez que foram movimentos que contaram com ampla participação do operariado industrial organizado em entidades de classe.
c) A comparação entre ambas procede, uma vez que ambas tiverem uma enorme influência não só na transformação das sociedades nas quais ocorreram, como os ideais que as guiavam acabaram assumindo um caráter global.
d) A comparação entre ambas não procede porque, enquanto a primeira correspondeu à reação ao antigo regime, a segunda, tendo ocorrido em outro momento histórico, nada tinha de luta contra o absolutismo ou os privilégios da nobreza.

1

Respostas

2014-06-17T21:52:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
c) A comparação entre ambas procede, uma vez que ambas tiverem uma enorme influência não só na transformação das sociedades nas quais ocorreram, como os ideais que as guiavam acabaram assumindo um caráter global. 
2 3 2