A respeito do “neocolonialismo” é correto afirmar que:

a) Foi processo histórico que sem dúvida tem suas causas determinadas pelo avanço do sistema capitalista de produção.
b) Embora tenha o seu início no século XIX, reproduz em boa medida o dos séculos XVI e XVII, apresentando características como a participação da igreja no esforço de colonização, o estabelecimento do monopólio e o uso de mão de obra escrava.
c) Foi fenômeno que ficou restrito ao continente africano.
d) Foi um processo histórico que representou a submissão econômica das populações e territórios dominados, mas que, por outro lado, trouxe importantes avanços, em termos de direitos paras as populações nativas, as quais tinham os seus direitos individuais preservados.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T21:37:37-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a) Foi processo histórico que sem dúvida tem suas causas determinadas pelo avanço do sistema capitalista de produção.

Essa alternativa sintetiza muito bem o neocolonialismo, pois a revolução industrial estava "bombando", e por isso, os países da Europa e da Ásia - Japão - saíram em busca de matéria prima, colonizando outros povos, no caso os africanos e asiáticos.
1 5 1
2014-06-17T21:41:50-03:00

Resposta letra a

a) Foi processo histórico que sem dúvida tem suas causas determinadas pelo avanço do sistema capitalista de produção.

 Países como a Ásia e  Japão estavam  em busca de matéria prima.

Espero ter ajudado