Leia o trecho abaixo, extraído de documento do governo do Diretório, de 1797, na França, uma diretiva política e militar para o governo francês em território italiano ocupado. Depois responda ao que se pede:
O Diretório executivo meditou sobre a condição da Itália em seguida às vossas vitórias e à vossa sábia política. Essa é tal que no faz com razão conceber a esperança de estabelecer uma barreira poderosa entre República francesa e a Casa da Áustria e, ao mesmo tempo, colher um fruto igualmente gratificante e glorioso de vosso sucesso, ou seja, a liberdade de uma grande parte da Itália. Todavia o Diretório sentiu que não devia agarrar-se a um partido tão imutável a ponto de tornar impossível, ou, pelo menos, distanciar muito, a obra saudável da paz, a menos que não se comprometesse a honra e a salvação dos cidadãos desses povos, cedendo prematuramente a seus pedidos repetidos de independência ou deixando-os agir de consequência”. (Apud CANFORA, Luciano. Bonaparte libertador. Estudos Avançados, 22 (62), 2008, p. 125.).
Interpretando o documento acima, devemos concluir que:
a) Havia firme disposição do governo revolucionário em estabelecer de imediato os ideais de liberdade em outras regiões da Europa.

b) As preocupações do governo revolucionário ao expandir os ideais de 1789 eram tão somente ideológicas.

c) Nota-se uma clara intenção estratégica no processo de “expansão da revolução” para fortalecimento do Estado francês.

d) A instalação de um governo francês nos territórios ocupados devia conduzir, necessariamente, à instituição de mecanismos democráticos.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T21:49:21-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
c) Nota-se uma clara intenção estratégica no processo de “expansão da revolução” para fortalecimento do Estado francês.
3 5 3