Durkheim acreditava que, ao estudar a sociedade, a sociologia poderia compreender o homem, no entanto, se a sociologia ocupasse em estudar o homem jamais coneguiria explicar a sociedade.
Qual afirmação explica esta afirmação de Durkheim:

A - A sociedade é formada por homens que sempre estão em contato entre si, sabendo que o homem é mentiroso, covarde e ávido de lucro, Durkheim diz que só é possível conhecer este homem estudando tudo que esta ao seu redor.

B- Para Durkheim, a sociedade só existe à medida que ela penetra nas consciências individuais.Portanto, certos estados metais do homem são definidos fora deles, ao estudar a sociedade pode-se compreender este homem que vive em sociedade.

C-A sociedade não pode ser reduzida a leis empíricas, mas, para estudar o homem é preciso estudar tudo aquilo que ele tem contato.Partindo da natureza, até seu convívio social, tudo é determinado pelo homem.

D- O homem transforma a natureza para atendê-lo, portanto ao estudar o lugar que o homem transformou estuda-se, em última instância , o homem.

E- Cada homem faz o que quer na sociedade, não precisa seguir nenhuma regra, sendo assim, estudar o homem não nos faz compreender a sociedade, mas se estudarmos as formas de produção da sociedade podemos compreender o homem.

1

Respostas

2014-06-18T03:19:50-03:00
Olá, boa noite! *-*

Acredito que seja a alternativa C.

Espero ter ajudado,
Fica com Deus ^^
1 5 1