A) Há uma perfeita compatibilidade entre as afirmações científicas e as convicções religiosasLeia trecho do artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, e depois responda ao que se pede:“A ciência, que por meio da observação, da tentativa e do erro reúne fatos irrefutáveis ao longo do tempo, continua a ser menosprezada. A culpa disso não pode ser atribuída à era Bush. Adam Frank, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York, observou que estudos feitos desde a década de 1980 mostram que a resistência à ciência já estava instalada naquela época.Frank citou uma pesquisa do Gallup que monitorou a crença no criacionismo – teoria segundo a qual Deus criou os humanos em algum momento dos últimos 10 mil anos, (...). Em 1982, 42% dos americanos acreditavam no criacionismo. Em 2012, a cifra era de 46%. Há uma resistência similar à ciência quando se trata da mudança climática ou da segurança das vacinas, embora décadas de dados confiáveis mostrem uma realidade diferente.” (CATAPANO, Peter. Opinião: Resistência à ciência ganha espaço na política americana. Folha de São Paulo, 17/09/13. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1341876-opiniao-resistencia-a-ciencia-ganha-espaco-na-pol.... Acesso em: 26/02/14.).Interpretando os fatos descritos e analisando-os à luz do que estudado, é correto afirmar que:
a) Há uma perfeita compatibilidade entre as afirmações científicas e as convicções religiosas
b) A resistência aos conhecimentos de natureza diz respeito apenas à população de países desenvolvidos.
c) A não aceitação de conhecimentos de base científica deve-se exclusivamente à influência de governos politicamente mais conservadores.
d) A despeito da superioridade do conhecimento científico no que tange à confiabilidade dos dados, parte significativa das pessoas aceita mais as afirmações não científicas de caráter religioso

1

Respostas

2014-06-18T05:59:52-03:00
Resposta alternativa D.
Apesar de possuir uma "ciencia" bem desenvolvida ,
parte da população america possui maior convicção
nos dogmas da sua religiosidade do que na comprovação
tecno-cientifica baseada em muita pesquisa.
1 5 1