O que diferencia uma grandeza escalar de uma
vetorial?

2
Grandezas vetoriais precisam ter intensidade direção e sentido, por exemplo não para especificar posição você não pode falar que andou 25 m, você precisa indicar qual foi o sentido e a direção do movimento. Outros exemplos são força, velocidade, etc. Grandezas escalares são definidas apenas dizendo a intensidade, por exemplo o tempo, massa, você não precisa dizer que tem 5 kg de massa pra cima, ou 2 s pra esquerda.
Escalar é quando não tem direção e sentido.
Ex.: temperatura.

Vetorial é quando tem direção e sentido.
Ex.: força. espero ter ajudado!

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-06-18T14:44:19-03:00
Boa tarde!

Grandeza escalar
 é aquela que fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número ou um número e uma unidade. Exemplo: massa(kg); volume(m³) e temperatura(°C).

Grandeza vetorial é aquela que somente fica caracterizada quando conhecemos, pelo menos, uma direção, um sentido, um número e uma unidade. 

1 2 1
A melhor resposta!
2014-06-18T14:44:53-03:00
A grandeza escalar possui apenas intensidade, por exemplo massa, tempo, comprimento. Não há direção nem sentido de uma massa.
Já grandeza vetorial, possui sentido e direção. Por exemplo se você aplica uma força contra a parede, há intensidade direção e sentido.
2 4 2