TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

o que é um: sujeito simples-
sujeito composto-
sujeito oculto-
sujeito indeterminado-




obs:(eu pus 20 pontos=10 pra vcs ganharem pq a pergunta é extensa)
bom se vcs puderem além de explicar dar exemplos pra cada uma fico grato :)

2

Respostas

2014-06-18T18:09:12-03:00
Sujeito Simples: É quando há um sujeito na frase (sitando nomes,claro) Ex: O macaco comeu a banana
Sujeito composto: É quando há dois sujeitos na frase. Ex: Maria e o macaco comeram a banana
Sujeito oculto:Quando indica que alguem esta fazendo a frase, mas nao cita nome. Ex: Queria ter estudado. (o sujeito é eu, mas n mostra... ele só fica indicado pelo verbo)
Sujeito indeterminado:É quando é oculto mas se refere a ELES. EX: Queria estudar
1 4 1
Desculpe digitei errado a ultima frase o certo seria QUERIAM ESTUDAR
de qualquer forma obg
tava df de eu achar esses exemplos em otros sites:)
A melhor resposta!
2014-06-18T21:05:51-03:00
Sujeito simples é quando a frase possui apenas um sujeito:
Ex:Ana é bonita.(o único sujeito da frase é ana)
Sujeito composto é quando a frase possui mais de um sujeito:
Ex:Ana e beatriz são muito bonitas.(Na frase existem dois sujeitos,ana e beatriz)
Sujeito oculto esse termo não existe mais,agora chamamos de sujeito elíptico,subentendido ou desinencial, é aquele que não aparece na frase mas podemos identificar com facilidade:
Ex:Fechei a porta.( quem fechou a porta?eu)
Sujeito indeterminado 
ocorre quando não é possível identificar o sujeito da frase:
Ex:Dizem que a família está rica.(quem disse? não se sabe...)
2 4 2
obg tava df de eu achar exemplos da sintaxe em otros sites :)
De nada!