A camada de valencia dos elementos com numeros atomicos 13,21,e 57 contém ---------, -------------- e ---------- elétrons, respectivamente.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) 1-1-1
b) 1-2-1
c) 2-2-2
d) 3-2-2
e) 3-1-1
GABARITO: D
OBS: Preciso de uma resposta bem detalhada da questão, pois estou tendo dificuldades com este conteúdo.

1

Respostas

2014-06-19T00:15:08-03:00
Olá

Bem antes de mais nada devemos fazer a distribuição eletrônica, que nos dará:

Pra o átomo de número de elétrons igual a 13

1s2 2s2 2p6 3s2 3p1
 
(somando os elétrons, que são os expoentes, no caso não deu para representá-los assim, então coloquie-os depois do subnível)

Para o átomo de elétrons igual a 21

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1

Para o átomo de elétrons igual a 57

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2

Bem, agora devemos encontra a camada de valência, para isso vamos a minha explicação:

Bem, como deve saber, existem 7 níveis de energia, cada um representado por uma letra, enfim, quanto maior o número, mais externa a camada, isto é, mas longe do núcleo está o nível. A camada de valência é o subnível mais afastado a possuir elétrons, ou seja é a camada mais externa da eletrosfera do átomo.

Vamos agora a sua questão.

Na primeira temos o maior número como sendo 3, mas veja que ele aparece duas vezes. Para resolver é simples, basta somar os elétrons presentes neles, ou seja 3s2 e 3p1, basta somar o 2 com o 1, resultando em 3.

Para o segundo temos como maior número o 4 que aparece somente uma vez, possuindo 2 elétrons, pronto, não precisamos de conta nenhuma, ele tem 2 elétrons na camada de valência, só isso.

Para a terceira a mesma coisa, o maior número é o 6, que possui 2 elétrons, só isso, possui 2 elétrons na sua camada de valência.

OU seja, como você destacou a resposta é a letra D, pois respectivamente obtemos 3-2-2.

Espero ter ajudado, bons estudos!!!!!!!!!!!!!!
é inevitável que deve-se saber a teoria pois sem ela você não terá uma base, mas com toda a certeza treine com exercícios, somente praticando você fixará o conteúdo, mas não faça algo sem nexo, se você não sabe a teoria, primeiro busque entendê-la, se quiser eu posso lhe ajudar tranquilamente, porém hoje não, pois não há tanto tempo hábil, mas posso ajudar sim.
pois é, tenho alguns colegas que pulam a etapa teoria, partindo para o exercicio, segundo eles ,mais rentavel. comigo nao funciona.
"Cada caso é um caso", há aqueles (me incluo nestes) que a teoria é extremamente dispensável, eu consigo resolver os exercícios tranquilamente logo de cara, mas isso não significa que eu não sei a teoria. Mas tente fazer exercícios, pois só assim você saberá exatamente o que fazer e como fazer, você dificilmente entenderá de primeira, a dificuldade em exatas é normal, mas são exatas você deve praticar, não há uma fórmula mágica, eu aconselho, se se adéqua a seu caso só seu esforço lhe dirá.
Consegui montar o diagrama, e distribuir os eletrons. Fechou conforme vc tinha explicado. Acho que finalmente consegui entender. Obrigado pela explicação e pelas dicas. Um abraço.
Um abraço :)