(Enade)Observe os casos:
Framengo por flamengo chicrete por chiclete.
Os casos são caracterizados na língua por rotacismo,ou seja,um processo de mudança em que se emprega o /r/ em lugar de /l/ nos vocábulos.Embora seja iadequado á norma padrão da língua,esse processo é bastante frequente em variedades de menor prestígio social.Acerca desse tema,avalie as informações a seguir:
A-As diferenças entre variedades da língua,como a exemplificada pelo rotacismo,não devem ser consideradas mero fator de preconceito linguístico;dado que este é um dos fatores que favorece a unidade linguística de uma comunidade.

B-o processo de rotacismo não é novo na língua e já ocorria no período de passagem do latim vulgar para o português,como no caso de /plicarel/ /pregar/.

C- O processo de rotacismo é decorrente de diferenças sociais recentes,que estão permitindo o surgimento de dialetos paralelos ao portuguÊs padrão e utlizados por falantes em ascenção social.

D-O rotacismo é bem aceito por todos os falantes e é empregado de forma ampla nos diversos grupos sociais,sendo uma das mudanças que se está generalizando no português Brasileiro.

É correto o que se afirma apenas em:
a) A e B
b)A e C
C)B e C
d)C e D

1

Respostas

2014-06-19T11:40:22-03:00
Letra a) A e B estão corretas.
O fenômeno não ocorre de diferenças sociais recentes,por isso a letra "C" estar errada.
O rotacismo não é bem aceito , na verdade as pessoas não tem conhecimento,e por isso muitas pessoas tem um certo preconceito em relação ele,portanto,a letra "D" também estar errada.