(Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes
ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é
homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1
(com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:- não ocorreu
permuta entre os genes A e C- ocorreu 20% de permuta entre os genes A e
B, 30% entre A e D- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A.

b) Justifique sua resposta.



Por favor, se não souberem, nem respondam, senão eu apago.

2
Eu respondo assim q eu terminar meus estudos, daqui 1 h volto
tabom^^

Respostas

2014-06-19T12:41:16-03:00
A) ACBD
como não ocorreu permuta entre A e C, então numa mesma posição. o genes D apresentou maior permuta em relação a A portanto sera o mais distante. o genes B apresentou menor permuta em relação a A portanto encontra-se entre A e D.



1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-19T12:49:32-03:00
A) Anexei, caso não entenda avise-me.
Dica: comece com as menores porcentagens. 

b) Nota as porcentagens, quanto maior as porcentagens dos genes, mais distantes eles estão, indicando maior a permutação entre eles. A e C não permutam, indicando que estão muito próximos, quase no mesmo lugar. 

PS.: eu escrevi "pemuta" hahahahah é permuta. 
3 5 3