Na mandioca existem dois pares de genes situados em dois pares de cromossomos diferentes, que atuam respectivamente sobre a cor da raiz e a largura dos folíolos. As relações de dominância para os fenótipos e genótipos são as que se seguem:

Raízes Folíolos
Genótipo: Fenótipos: Genótipo: Fenótipos:
AA Marrons BB Estreitos
Aa Bb
aa Brancas bb Largos

Faça o cruzamento entre os índividuos indicados e verifique a descendência:De os resultados dos genótipos e fenótipos abaixo:

A)Marron(homozigoto) Estreito(heterozigoto) x marron(heterozigoto) e estreito(homozigoto).

B)Marron(homozigoto) largo x branco e largo.

2

Respostas

2013-07-15T23:27:02-03:00
A ) AABBAaBb  B ) AAbbaabb
4 1 4
A melhor resposta!
2013-07-16T01:59:56-03:00
A) AABB x AaBb = 

Tirando os gametas temos: AB x AB Ab aB ab = Logo: AABB, AABb, AaBB, AaBb
Onde:
         AABB = marrom, estreito
         AABb = marrom, estreito
         AaBB = marrom, estreito
         AaBb = marrom, estreito

B) AAbb x aabb =

Tirando os gametas temos: Ab x ab = Aabb
Onde: Aabb = marrom, largo.

10 3 10