Respostas

2014-06-19T19:23:27-03:00
A revolta da sabinada aconteceu na Bahia, onde os militares da classe média e rica se rebelaram contra o governo da época, devido as imposiçoes politicas e administrativas impostas a eles. A guerra se inicia quando o governo (regencia) ordena o recrutamento obrigatorio para combater na guerra dos farrapos. Os revoltosos queriam autonomia politica e a instituição do federalismo republicano. Durou de 1837 a 1838.
2 4 2
  • Usuário do Brainly
2014-06-19T19:55:44-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A revolta da sabinada (ganhou esse nome através do seu líder, Francisco Sabino), foi um movimento liderado por militares e membros da classe média, ocorrido na Bahia entre 1837 e 1838, durante o período regencial. O motivo para essa revolta é a grande insatisfação popular, perante as imposições politicas e administrativas que eles sofriam pelo governo provisório. O grande estopim para o início da revolta é o recrutamento militar obrigatório, que foi idealizado para se combater os manifestantes da Guerra dos Farrapos.
No dia 7 de novembro de 1837, contando com ajuda de integrantes do exército, os sabinos foram as ruas e tomaram o poder em Salvador e decretaram a república da Bahia. Essa república duraria até  D.Pedro II atingir a idade suficiente para governar o Brasil. O governo central determinou o envio de tropas para a capital baiana e a retomada do governo. Em março de 1838 terminava o conflito, que teve como consequência a morte de cerca de 2 mil mortes e com a consequente prisão de 3 mil revoltosos.
1 5 1