Respostas

A melhor resposta!
2014-06-19T20:43:08-03:00
Bem no inicio do seculo XIX, Portugal iria enfrentar uma série de crises-economicas causadas por Napoleão Bonaparte que decretara o bloqueio continental e exigia que a cora portuguesa rompesse relações comerciais com a Inglaterra .
 Portugal não aceitou, e por isso as tropas francesas invadiram o país. A coroa portuguessa então veio se refugiar no Brasil. Essa mudança da família real para a ex-colônia faz com que o comércio entre Brasil e Inglaterra ganhe força com a abertura de portos .
 Em portugal, a burguesia entrava em crise. Para tentar compensar a perda de mercado, os burgueses decidem investir na terra. A solução, porém fracassa pois em Portugal ainda tinha naquele tempo tinha uma estrutura feudal em que grande parte dos direitos da terra estavam na mão do clero.E esta situação só será alterada com a edição de leis que aboliam os direitos senhoriais e confiscavam os bens da Igreja.
  È nesse cenário agitado por crises que a estética romântica chega em Portugal, para representar o carater de um povo que aos poucos recuperava seua soberania, jovens retornados do exílio chegavam a Portugal decididos a resgatar o passado glorioso da patria. 
 A primeira geração romântica portuguesa sera marcada pela presença de alguns traços clássios , também de uma novidade que consistia em desenvolver um tema medieval e utilizar um folclore nacional  em lugar da mitologia clássica. A caracterização da mulher como um ser que transmita pureza e ao mesmo tempo a  perdição, em que o real e a ficção se entrelassam, deixando claro que o amor á pátria é o valor maior que inspira a nobreza foram caracteristicas marcantes  do romantismo portugues.
1 5 1
muuuuito obrigada!
de nada =)
Esqueci de comentar que Portugal entra em crise pois quando a família real quando vem para o Brasil, leva em seu navio muito ouro, livros antigos etc, e com isso a economia cai deixando o País em crise. É dai que vem o ditado ''a ver navios''. ;)
expressão*/ditado
valeu.. essa informaçao tbm ajuda bastante