Leia o texto a seguir.


Certa vez, quando tinha lá meus 30 anos de idade, comprei um apartamento na cidade de Curitiba. O edifício ainda estava em construção. Ia lá praticamente todos os dias acompanhar o andamento da obra, ansioso para que ficasse pronta. Em determinado dia, os operários estavam fazendo a laje (piso) do 2.º andar da garagem, piso este que ficaria exposto ao tempo, sem cobertura. Percebi que concretaram o piso que media 9 x 15 metros de uma vez só. Achei isso estranho e pensei: “Esse piso irá trincar (rachar) todo”. Estava certo: um ano depois de mudar para o prédio, o piso estava todo trincado e a garagem do andar inferior já estava apresentando infiltração de água. O engenheiro responsável pela obra não se lembrou de algo banal que acontece com as rochas e as desagrega, transformando-as em solo: o processo de intemperismo. Foi, de uma forma geral, o que aconteceu no prédio.


Assinale a opção que retrata esse processo descrito no texto.

Escolher uma resposta.
a. Intemperismo biológico: os microrganismos, os vegetais, as formigas afetam a estrutura das rochas, fragmentando-as.
b. Intemperismo físico: termoclastia. A variação de temperatura provoca dilatação e contração da rocha, fragmentando-a.
c. Intemperismo físico: crioclastia. A água, ao congelar nas fissuras das rochas expande, forçando as rochas e dilatando-as.
d. Intemperismo físico: haloclastia. A água, rica em sais, ao preencher as fraturas das rochas e evaporar resulta na cristalização dos sais que forçam a rocha, fragmentando-a.
e. Intemperismo químico: a água, ao entrar em contato com a rocha, age como se fosse um solvente, apodrecendo-a.

1
alguemmmmmmmmmmmmmmmm
resposta letra B

Respostas

2014-06-19T22:07:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Letra B, pois no intemperismo físico as variações de temperatura na superfície ocasiona a dilatação e contração das rochas caso ocorrido no apartamento e bem explicado na alternativa.