Compreender o processo de avaliação como uma prática de investigação implica: as escolas estão
fragilizadas e não conseguem ensinar tudo a todos; os educadores defrontam-se com a questão: o que
ensinar; os professores, com o como ensinar; e toda sociedade ainda não tem resposta para a questão
para que ensinar?
Em certa ocasião, por volta de setembro de 2010, deparamo-nos com uma pichação num muro de uma
escola pública estadual paulista: “ensinar é impossível, aprender é inevitável!” Grande paradoxo que nos
fez pensar: como a didática pode tornar possível o ensino? Um ensino que proceda à mediação reflexiva
entre os valores e a cultura que a sociedade dissemina e os estudantes em formação? Pode ela sozinha
dar conta dessa tarefa? É claro que não. No entanto, ela, como campo específico de conhecimento, tem
uma responsabilidade social de acompanhar e refletir as mudanças que ocorrem no mundo e dar
respostas para a ressignificação dos processos de ensino na perspectiva da aprendizagem do aluno.
Nunca é demais realçar que o seu papel se estrutura nas possibilidades de mediação entre o ensino,
prioritariamente, na responsabilidade de professores, e a aprendizagem dos alunos e de todos aqueles
que, nesse momento, são alunos, porque em situação de aprender. Entretanto, enfatizamos que didática
é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso
ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável
mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas
formas possíveis de reconstruí-las. (Revista Brasileira de Educação. v. 18. n. 52. jan.- mar. 2013. p.150. Disponível em:
. Acesso em 13 abr. 2014.)

Com base no texto acima, analise as afirmativas:

Afirmativa 1- A Didática, campo específico de conhecimento, tem uma responsabilidade social de
acompanhar e refletir as mudanças que ocorrem no mundo e dar respostas para a ressignificação dos
processos de ensino na perspectiva da aprendizagem do aluno.
Afirmativa 2- O papel da Didática se estrutura nas possibilidades de mediação entre o ensino,
preferencialmente, na responsabilidade de professores, e a aprendizagem dos alunos.
Afirmativa 3- A Didática é a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender para
favorecer a construção de conhecimentos.
Afirmativa 4- A Didática não tem relação entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável,
nem entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las.

a) as afirmativas 1, 2 e 3 são corretas.
b) as afirmativas 1, 3 e 4 são corretas.
c) as afirmativas 2, 3 e 4 são corretas.
d) todas as afirmat

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Respostas

2014-06-19T22:03:51-03:00
De forma geral, a avaliação da aprendizagem pode ser definida como um meio de que o professor dispõe de obter informações a respeito dos avanços e das dificuldades dos alunos, constituindo-se como um procedimento permanente, capaz de dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem, no sentido de contribuir para o planejamento de ações que possibilitem ajudar o aluno a prosseguir, com êxito, no seu processo educacional.Nesse sentido