Questão 2Na atualidade há um amplo debate em relação à necessidade de ampliar a inclusão digital em nossa sociedade. Justifica-se esse debate em função do grande número de pessoas que ainda se encontram à margem da sociedade que se beneficia com os meios digitais de informação e comunicação. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riquezas. As tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a construção e aplicação do conhecimento nos setores tanto públicos quanto privados. É nesse contexto que se aplica o termo “exclusão digital”, referente à falta de acesso às vantagens e benefícios trazidos pelas novas tecnologias, seja por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. (Enade_com modificações). Considerando o tema, assinale a opção correta:

A inclusão digital representa um importante meio de promover a igualdade social ao disponibilizar tecnologias de comunicação e informação às diversas pessoas e grupos.a) A inclusão digital torna possível a eliminação de todas as formas de desigualdade social no Brasil.
O problema da falta de acesso às tecnologias de informação e comunicação no Brasil resulta da deficitária estrutura computacional e de internet existente no país.
Nos dias de hoje não se faz mais necessário mapear a exclusão digital no Brasil, uma vez que esse problema já foi enfrentado e solucionado por meio de políticas públicas inclusivas.
A inclusão digital representa um importante meio de promover a igualdade social ao disponibilizar tecnologias de comunicação e informação às diversas pessoas e grupos.
A exclusão digital é um problema que se situa no nível individual, na medida em que muitas pessoas se recusam a aprender a usar computadores e internet.

1

Respostas

2014-06-19T21:47:35-03:00
Olá Boa Noite.
Primeiramente não consigo enxergar que a Era digital seja o melhor meio para conselhar as diferenças entre os povos! Com ou sem exclusão digital, o que torna os cidadãos,mais crente de seus atos que eles vejam como certos,não é a tecnologia para quem entende ou quem é leigo do assunto.A desigualdade consiste em cada pessoa. Não será uma era digital que irá exclusa que modificará o cérebro da pessoa. A pessoa tem que ser nato do bom senso e diferença entre seres.
Portanto não concordaria que a letra A fosse a certa.

Na minha opinião.