Os estudantes de uma classe organizaram sua festa de final de ano, de modo que cada um teria que contribuir com R$150,00 para as depesas. Como 10 alunos deixaram a escola antes da arrecadação e as despesas permaneceram as mesmas, cada um dos estudantes restantes já se preparava para gastar R$ 30,00 a mais. . No entanto, o diretor, para ajudar, colaborou com R$1.500,00. Sendo assim, quanto pagou cada aluno para participar da festa? ( demonstre de forma organizada) OWWWW PROF. EXIGENTE :'(

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-20T11:42:07-03:00
X=alunos                  y = despesa
x . 150 = y    ⇒y = 150x
x - 10 .( 150+30)= y
x - 10 . 180 = y
180x - 1800 = y
180x - y* = 1800
180x - 150x* = 1800
30x = 1800
x =1800/ 30
x = 60( numero inicial de estudantes)
60 . 150 = 9000(despesa)
9000 - 1500 (doacao do diretor) = 7500
numero final de estudantes = 60 - 10 =50
7500÷50 = 150
1 5 1
2014-06-20T11:46:33-03:00
A parte dos 10 alunos: (10alunosxR$150) 10x150 = R$1500,00
Se cada aluno pagaria R$30,00 a mais pela falta desses R$1500,00, então:
R$1500÷R$30= 50
Há 50 alunos ainda na turma, havia 60.
Esses 50 alunos pagarão apenas R$150,00 cada; pois o diretor pagou a parte dos 10 alunos que saíram:
 1.500,00(dos alunos) - 1.500,00 (do diretor)= 0 a mais pra cada aluno restante.

O total das despesas da festa é: R$ 9.000,00, pois:
60 × 150,00 = R$ 9.000,00