A)A soma de um numero com o seu quadrado é 90.Calcule esse numero.
B)O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse numero.calcule esse numero.
C)O triplo de um número,diferente de 0,é igual ao seu quadrado.Qual é esse número?

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-06-20T23:25:03-03:00

a)
x+x²=90
x²+x-90=0
a)=1
b=1
c=-90
Δ= b² -4ac
Δ=1+360=361
√Δ=19

x'= \frac{-1-19}{2} = \frac{-20}{2} =-10

x"= \frac{-1+19}{2} = \frac{18}{2} =9

R= o n° é  9  ou -10

b)
x²+25=10x
x² -10x +25=0
a=1
b=-10
c=25
Δ=100-100=0
√Δ=0

x'=x"= \frac{10}{2} =5

R= O n° é 5

c)
3x=x²
x²-3x=0
x(x-3)=0
x=0
x-3=0
x=3

R=O n° é 0 ou 3
3 5 3
CARA,MUITOOOOOOOOOO OBRIGADO
Valeu!
2014-06-21T00:01:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


A)A soma de um numero com o seu quadrado é 90.Calcule esse numero.
        x² + x = 90
        x² + x - 90 =0
Δ=361

x1= 10  e x2 = - 9


B)O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse numero.calcule esse numero.
   
  x² + 25 = 10x ==> x² - 10x + 25 = 0

Δ= 0

x1=x2= 5


C)O triplo de um número,diferente de 0,é igual ao seu quadrado.Qual é esse número?
 
        3x = x² ==> x² - 3x = 0
       x(x - 3 ) = 0
   
        x1 ≠ 0
   
       x2 - 3 = 0
 
        x2 = 3