1. A água é uma molécula formada por um átomo de hidrogênio e dois
átomos de oxigênio, mantendo-se coesa na forma líquida em um largo espectro de
temperatura (de 0º a 100º Celsius) graças à existência de ligações de
hidrogênio entre suas moléculas. Explique como funcionam essas ligações de
hidrogênio e descreva a sua importância para as características de solvente
universal da água e o seu elevado calor latente de vaporização.

2

Respostas

2013-07-16T14:38:39-03:00
No caso da água,ocorre ligações por pontes de hidrogênio,pois o H tem afinidade por elementos muito eletronegativos e de pequeno raio atômico(o oxigênio,no caso),de modo que o hidrogênio de uma molécula estabelece uma ligação com o átomo muito eletronegativo de outra.
Pela regra da semelhança,sabemos que uma molécula polar dissolve outra polar e uma molécula apolar dissolve outra molécula apolar.Devido a isso,a água tem a característica de dissolver uma quantidade imensa de substâncias.
Também sabemos que a água apresenta ebulição quando exposta a uma temperatura de 100ºC,isso se deve às ligações de hidrogênio que aumentam muito as forças intermoleculares,ficando mais difícil quebrar a ligação entre as moléculas de oxigênio e hidrogênio.
2013-07-16T15:59:05-03:00
As ligações de hidrogênio são feitas entre moléculas que possuem o Hidrogênio ligado ao Fluor, Oxigênio ou Nitrogênio (FON). Dentre as ligações intermoleculares, dipolo-dipolo, dipolo induzido e ela, é a mais forte. A força da ligação permite-nos explicar o seu elevado calor latente de vaporização, pois sabemos que a passagem do estado líquido para vapor se faz com a quebra de ligações intermoleculares apenas, ja que se trata de uma transformação física e não química. Sendo assim, por ser uma ligação "forte" é difícil ser rompida, necessitando mais energia para que ocorra tal fenômeno.