Respostas

2014-06-21T11:47:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
→ calculamos o f(0)

f(0) = 3/5x - 1
f(0) = 3/5.0 - 1
f(0) = 0 - 1
f(0) = -1

→ agora o g(0)

g(0) = 4/3x + a
g(0) = 4/3.0 + a
f(0) = 0 + a 
f(0) = a

→ agora calculamos o valor de a :

f(0) - g(0) = 1/3
-1 - a = 1/3
-a = 1/3 + 1
-a = 4/3
a = -4/3

→ agora calculamos o valor de f(3) 

f(3) = 3/5x - 1
f(3) = 3/5.3 - 1
f(3) = 9/5 - 1
f(3) = 4/5

→ agora o g(1/5)

g(1/5) = 4/3x + a
g(1/5) = 4/3.1/5 + (-4/3)
g(1/5) = 4/15 + (-4/3)
g(1/5) = -16/15

→ agora calculamos 3g(1/5)

3.(-16/15) = -16/5

→ Por fim , fazemos f(3) - 3g(1/5)

4/5 - (-16/5) = 20 / 5 = 4
2 5 2
só que a resposta do gabarito é 4.
não sei em que você errou.
A melhor resposta!
2014-06-21T14:23:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Siga os passos:

f(0)= \frac{3}{5} *0-1\\\\\boxed{f(0)=-1}\\\\\\g(0)= \frac{4}{3}*0+a\\\\\boxed{g(0)=a}\\\\\\f(0)-g(0)= \frac{1}{3} \\\\-1-a= \frac{1}{3} \\\\\boxed{a=- \frac{4}{3}}

f(3)= \frac{3}{5}*3-1\\\\f(3)= \frac{9}{5} -1\\\\\boxed{f(3)= \frac{4}{5}}\\\\\\g( \frac{1}{5} )= \frac{4}{3}* \frac{1}{5}+(- \frac{4}{3} )\\\\g( \frac{1}{5} )= \frac{4}{15}- \frac{4}{3} \\\\g( \frac{1}{5} )= \frac{4-20}{15} \\\\\boxed{g( \frac{1}{5} )=- \frac{16}{15}}


f(3)-3*g( \frac{1}{5} )=\\\\\Rightarrow~~ \frac{4}{5}-3*(- \frac{16}{15} )\\\\\Rightarrow~~ \frac{4}{5} + \frac{48}{15} \\\\\Rightarrow~~ \frac{12+48}{15} \\\\\Rightarrow~~ \frac{60}{15} =4\\\\\\\boxed{\boxed{Resposta:~~4}}

1 5 1
A forma de resolver essa questão é simplesmente esta.