No primeiro quadrinho, Filipe usa uma concordância verbal que pode causar estranheza até mesmo a falantes nativos da Língua Portuguesa:mais da metade da população mundial somos crianças. De acordo com as regras de concordância verbal da norma culta do nosso idioma, esse enunciado está.
OQUE DIZ NO QUADRINHO: FIQUEI SABENDO QUE MAIS DA METADE DA POPULACAO MUNDIAL SOMOS CRIANCAS

.a. incorreto, pois a concordância deve ser feita obrigatoriamente com a ideia de plural contida na expressão metade, o que resultaria na forma são.
b. correto, pois Filipe, a fim de mostrar que se insere na parte da população mundial a que ele se refere, conjuga o verbo na primeira pessoa do plural.
c. correto, pois a expressão mais da metade expressa um sentido de pluralidade, o que cria condições para que Filipe e Mafalda sejam inseridos nessa parcela da população.
d. incorreto, pois a concordância deve ser obrigatoriamente feita com o núcleo do sujeito (metade), o que resultaria na formaé.
e. incorreto, pois a concordância deve ser feita obrigatoriamente com o termo que completa o verbo ser (crianças), o que resultaria na forma são.

2

Respostas

2014-06-21T18:26:34-03:00
Letra d. Metade é o núcleo do sujeito, que deve estar em concordancia com o verbo.
2014-06-22T08:18:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Felipe está falando com Mafalda. Felipe e Mafalda são crianças. Concordância ideológica, opção b.