(CEPBJ) A seguir, você encontra excertos de jornais virtuais. Assinale aquele em que houver algum desvio de concordância em relação às regras da norma culta.
a) Quanto aos presentes, acredite: Juliana Paes ganhou um coador de pano de R$ 1,99 de Oscar Filho, do CQC, da Band. Tudo para fazer piada com um dos itens da lista do Espaço Santa Helena: a máquina de café expresso no valor de R$ 2 990,00. Oscar abordou a atriz na pré-estreia de Casa da Mãe Joana, de Hugo Carvana, quarta-feira, no Kinoplex do Leblon. Bem-humorada, ela disse: "Muito obrigada, vou usar muito". (Terra News, 19 de agosto de 2010)
b) A taxa de desemprego em São Paulo ficou estável em maio. Apesar do fechamento de vagas no mês, menos pessoas procuraram emprego no período, o que movimentou pouco o mercado de trabalho da região, explica Alexandre Loloian, economista da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). (R7 Notícias, 19 de agosto de 2010)
c) A rápida passagem de uma frente fria pelo oceano gera nebulosidade e chuvas isoladas na fronteira com o Uruguai e no sul gaúcho neste início de quinta-feira. No restante do estado, o sol predomina. Em Porto Alegre, a mínima atinge 11 ºC e a máxima chega a 22 ºC. (Zero Hora, 19 de agosto de 2010)
d) A todo-poderosa indústria fonográfica, responsável pela movimentação de 40 bilhões de dólares por ano, elegeu seu inimigo número 1. É o Napster, um programa que permite a troca de arquivos de música pela internet. As gravadoras satanizaram o jovem Shawn Fanning, criador do programa e do site, uma enorme discoteca virtual em que estão catalogados milhares de códigos usados por cerca de 10 milhões de internautas. (Veja, agosto de 2000)
e) "As notícias que temos é que, para o próximo semestre, o Iuperj vai ter bastante dificuldades financeiras para manter as pesquisas e as aulas. O quadro em curto prazo é decisivo para o futuro do instituto. Na ausência de uma solução rápida, é possível que não haja seleção para o próximo ano", lamentou o estudante da instituição. (Folha de S. Paulo, 19 de agosto de 2010)

1

Respostas

2014-06-22T12:47:46-03:00
Letra E- bastante dificuldades,o certo seria "bastantes",pois a palavra bastante é um pronome indefinido.Bastante está expressando quantidade e nesses casos,vem antes do substantivo e concordará com ele.
1 1 1