Disponível em: <http://www.implicante.org/artigos/65-da-populacao-concorda-que-mulher-de-roupa-curta-merece-ser-estuprada-muita-hora-nessa-calma/>.ALTERNATIVASO gráfico faz alusão à pesquisa feita pelo IPEA que trouxe dados sobre a violência contra a mulher e cujos números inicialmente divulgados, antes do erro assumido, demonstraram que a maioria dos entrevistados acreditavam que a culpa é da vítima e não do agressor.O gráfico mostra como é importante reafirmar que a mulher e somente ela detém plena autonomia sobre seu corpo e, portanto, deve ter garantido o direito de autodeterminação sexual e reprodutiva, o direito à integridade corporal, livre de coação e violência.O texto "Um país machista" (Coletânea Ética e Sociedade) contempla a ideia central do gráfico quando mostra a pesquisa feita pelo IPEA, revelando como os brasileiros têm uma visão preconceituosa, recusam a igualdade de gêneros e até justificam a violência sexual.A semelhança mostrada no gráfico em relação às causas do estupro e às causas do assalto deixa evidente que a mulher não é livre, não pode vestir o que quer e nem ir aonde quiser. Precisa estar em casa, ao lado de um marido ou de um pai, caso contrário, é julgada, ou pior, atacada.O gráfico é sarcástico, na medida em que confirma a predominância do machismo na sociedade brasileira, e a comparação entre causas de estupros e de assaltos serve para reforçar a veracidade dos fatos, a fidedignidade das pesquisas e, sobretudo, o valor da mulher na sociedade.

2

Respostas

2014-06-21T21:59:07-03:00
Qual é a pergunta em si?
1 5 1
se tive um email eu te mando a pergunta, pq num consegui anexar pra vc ver pq ficou grande....
[email protected]
Ok.Ja enviei
A melhor resposta!
2014-06-21T22:03:43-03:00
Não tenho certeza... mais acredito ser essa:

o grafico faz alusão a pesquisa feita pelo IPEA que trouxe dados sobre a violencia contra a mulher e cujos numeros inicialmentes divulgados, antes do erro assumido, demonstram que a maioria dos entrevistados acreditavam que a culpa é da vitima e não do agressor 

1 5 1