Respostas

2014-06-22T03:15:24-03:00
Dilataçao linear e como vc derrete uma barra e ele se expande em comprimento
A melhor resposta!
2014-06-22T16:09:18-03:00
Dilatação linear é uma dilatação térmica que ocorre apenas em corpos sólidos. De maneira geral, é a variação de dimensões e volumes de um sólido que é causada através do calor. Quando fornecemos calor a uma barra de metal por exemplo, ela se dilata, aumentando sua dimensão, e quando resfriada, retorna ao volume original.
Um exemplo bem comum acontece nas linhas ferroviárias. Um engenheiro, quando faz um planejamento para construção de uma linha ferroviária que atravessa trechos com forte presença da luz solar, deve ter nos seus projetos o cálculo da dilatação térmica do material que será utilizado, pois se o material dilatar irá impedir o prosseguimento do trem, causando acidentes. O mesmo acontece na construção de pontes, que devem ser planejadas de forma que suas estruturas internas dilatem durante o dia e voltem as dimensões originais durante a noite sem afetar a estrutura final da ponte.
1 5 1