Respostas

2014-06-22T12:39:12-03:00
A primeira lei ohm nos diz que V= RxI, neste exercicio vemos que temos que achar 4 correntes portanto usaremos a formula I= V/R.
i1= 24/8= 3A
i2= 24/1+3= 24/4= 6A
i3= 24/4= 6A
i= i1+i2+i3= 3A+6A+6A=15A
seguindo a sequencia que pede o exercicio, vemos que a opção correta é a letra D.
muito bom cara. muito obrigado, não só pela resposta, mas pela explicação tbm
Fico feliz por ter ajudado até mais!
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-06-22T13:48:54-03:00
Boa tarde!

Dados:

U= 24 V
R
¹= 8 Ω
R
²= 4 Ω
R
³= 3 Ω
R
⁴= 1 Ω

Como você pode notar o exercício solicita a intensidade da corrente para um resistor equivalente, então:

Observe que o resistor R
³ e R⁴ estão, em série, temos:

 Req= R³ + R⁴
 Req= 3+1
 Req= 4 Ω

Então este resistor equivalente esta alinhado em paralelo com o resistor R
², temos:

 Req \frac{4.4} {4+4}
 Req \frac{16}{8}
 Req= 2 Ω

Note que o resistor R¹ esta agora em paralelo com o resistor equivalente, temos:

 Req= Req.R¹/Req+R¹
 Req \frac{2.8} {2+8}
 Req \frac{16}{10}
Req= 1,6 Ω



Obtido o resistor equivalente, podemos calcular a intensidade da corrente:

 U={Req.i}
 24= {1,6.i}
i=  \frac{24}{1,6}
i= 15 A


Então, a intensidade i¹:

U= R.i
24= 8.i
i=  \frac{24}{8}
i= 3 A

Então, a intensidade i
²:

U= R.i
24= 4.i
i= 
 \frac{24}{4}
i= 6 A

Então, a intensidade i
³:

U= R.i
24= 4.i
i= 
 \frac{24}{4}
i= 6 A


Obs: Alternativa correta letra D.
1 5 1