Me deem a resolução completa dessa equação por favor :
2 z ao quadrado +30 = 72
como faço já que não tem o b da formula de baskara ? e em relação ao a é indiferente ser o z ou o x ?

2
É que estamos acostumado a trabalhar co o (x) ou o (y) podemos trabalhar com qualquer letra principalmente as GREGAS x, y , z, w,

Respostas

2014-06-22T21:06:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


2 z ao quadrado +30 = 72

2z² + 30 = 72

2z² = 72 - 30
2z² = 42
z² = 21
 z = +/- V21

z1 = √21      : z2 = - √21




A melhor resposta!
2014-06-22T21:21:23-03:00
Me deem a resolução completa dessa equação por favor :  
EM TERMO DA LETRA GREGA NÃO TEM IMPPORTANCIA
 2z ao quadrado +30 = 72

2z² + 30 = 72  
2z² = 72 - 30
2z² = 42
z² = 42/2
z² = 21
z = + -  
√21

equação do 2º grau   duas raízes

z' = - 
√21

z" = + √ 21

outra MANEIRA DE FAZER   com a BASKARA

 z ao quadrado +30 = 72
2Z² + 30 = 72    igualar a ZERO
2z² + 30 - 72 = 0
2z² - 42 = 0
a =2
b = 0
c = -42
Δ = b² - 4ac
Δ = (0)² - 4(2)(-42)
Δ = 0 + 336      336| 2
Δ= 336            168| 2
                          84| 2
                          42| 2
                          21| 3
                            7| 7
                            /1
Δ = 336 -------------------√336 = √2.2.2.2.3.7 = √2².2² 3.7 = 2.2√.3.7 = 4√21

se
Δ > 0
então

z = -b - + √Δ/2a
 z' = -0 - √336/2(2)
z' = - 4√21/4

         4√21: 4
z' = -  -------      =  - √21
            4   : 4


z" = -0 + √336/2(2)
z" = + 4√21/4

          4√21  : 4
z" = + -----------   = + √21
            4     : 4
1 5 1
muito obrigada
Deu uma visão mais clara1