Respostas

A melhor resposta!
2014-06-23T15:40:26-03:00
[Espero ter compreendido corretamente! :D ]
No meio social existem valores determinados por uma maioria que são classificados pela própria sociedade como bons ou ruins. Um comportamento avaliado como um comportamento ruim é aquele que foge do padrão estabelecido, e é, então, julgado pela sociedade e o indivíduo recebe algum tipo de sanção negativa.
Por exemplo, em nossa sociedade, matar é um ato considerado  muito ruim. Digamos, se um indivíduo mate alguém, ele é condenado a alguns anos na cadeia (ignorando aqui qualquer coisa que possa impedir isso), e essa é uma sanção ruim aplicada e relacionada ao isolamento. Se um indivíduo trai o parceiro e as pessoas ao seu redor descobrem, ele sofrerá também uma sanção (por trair), será isolado, mal falado, e mal visto.
O mesmo funciona para comportamentos considerados bons. Eles concordam com o modelo implantado pelo grupo social analisado e atos bons recebem boas sanções.

Sanção: consequência positiva ou negativa para determinado ato.
2 5 2
2014-06-23T20:45:55-03:00
Adicionando algumas coisas no que o jackson falou...
Existem duas coisas importantes para serem mencionadas: a ética e a moral.
Todos nós temos o direito de pensarmos o que é bom ou mal, cada um tem a sua avaliação sobre o que é certo ou o errado a se fazer. Por exemplo, Moral são as nossas regras. Regras que orientam o que é certo e errado; imoral e moral, bem e mal. Ética é  o conhecimento que é extraído disso. Como se fosse um estudo sobre o que é a moral. Roubar é imoral, é ruim, falta moral a a quem rouba. Porque é ruim roubar? o que acontece quando alguém é roubado? roubar faz bem para a sociedade? essas respostas vem da ética, justamente o conhecimento e a reflexão que fazemos sobre a moral.