Respostas

A melhor resposta!
2014-06-23T13:27:04-03:00
O por que (separado) é utilizado apenas em perguntas (ou com sentido de questionamento), quando não for colocado no final da frase (pois assim ganha acento). O porque (junto) é utilizado para explicar alguma coisa (sentido explicativo). O por que (separado e com acento) é utilizado apenas no final das perguntas, sempre junto ao ponto de interrogação (?). O porquê (junto e com acento) é utilizado com o sentido de substantivo nas frases, como uma "coisa" em si.
Sendo assim:
a) "Por que nascemos para amar, se vamos morrer? Por que morrer, se amamos?"
b) "Estava inquieto. Não saberia dizer bem porquê."
c) "Eu te amo porque não amo bastante a mim. Porque amor nunca se troca, não se conjuga nem se ama."
d) "Quem saberia explicar porque malmequer é escrita com l?"
e) "O professor era impaciente: irritava-se com o porquê dos alunos."
f) "Mas minha tristeza é sossego porque é natural e justa."
g) "A polícia ainda não sabe o motivo por que o rapaz caiu do prédio."
h) "Você se envolveu em toda essa polêmica por quê?"
i) "Qual o porquê de seu desenvolvimento nessa polêmica?"
j) "Por que o carro não pega? Não sera porque ficou muitos dias parado?"
1 5 1
obrigado estou muito grato
Por nada!
2014-06-23T13:35:06-03:00
a) Por que / Por que.
b) porquê
c) porque / Porque.
d) porque.
e)porquê.
f)  porque.
g) por que.
h) por quê.
i) porquê.
j)Por que / porque.


1- Por que – separado e sem acento quando:
a) inicia ou introduz uma oração interrogativa.
b) o que é pronome relativo.
c) o que é conjunção integrante.
2- Por quê – separado e com acento quando aparece no final de uma oração interrogativa.
3- Porque – junto e sem acento quando for conjunção.
4- Porquê – junto e com acento quando for substantivo.
espero ter li ajudado.





1 4 1