Respostas

2014-06-23T16:30:07-03:00
Spider80, para de apagar minhas respostas, obg.
os fatores são dos mais variados indo do econômico ao político.
A melhor resposta!
2014-06-23T16:33:10-03:00
Se for a 1ª guerra mundial
Imperialismo: 
Com a industrialização cada vez mais forte, os países europeus precisavam de mercado consumidor, mão de obra barata e matérias primas. A corrida por novas colônias que pudessem satisfazer esses quesitos se chama a corrida imperialista,ou neocolonialismo.

Rivalidades Europeias:  As medidas imperialistas foram causadoras de grandes conflitos entre países europeus, principalmente quando houve a partilha da Ásia e da África, onde França e Inglaterra conseguiram mais territórios, e além dos maiores, os melhores. E a Alemanha e a Itália foram deixadas para trás. Gerando descontentamento e rivalidade entre essas nações.Além disso a Alemanha ganha a guerra franco-prussiana, e  comemora a festa da criação do Estado Alemão em PARIS, no Palácio de Versalhes, gerando grande descontentamento da França. A Inglaterra também vê a Alemanha como uma grande potência que poderia atrapalhar seu monopólio, e a Alemanha também sabia que para emergir como grande potência deveria eliminar o domínio da Inglaterra.

Paz Armada/ Corrida Armamentista: ocorre justamente do fim da Guerra franco-prussiana até a eclosão da primeira guerra.  Se chama Paz armada, porque enquanto se dizia viver um período pacífico, os países estavam investindo pesado em armamentos e tecnologias, se aprontando para a guerra que logo estaria para começar.
Nacionalismo:  Além de tudo isso, há um ingrediente explosivo.. a ascensão do pan-germanismo e do pan-eslavismo e o sentimento de superioridade que surgia e o desejo de anexar e subjugar ''os inferiores''.

Sem esquecer das Alianças:  Países formaram alianças e se comprometiam a ajudar um ao outro caso fossem atacados, e assim pode-se ver um real efeito dominó.

1 5 1