Em 100g de leite em pó infantil, exitem 500mg de cálcio. A opção que indica quantos átomos de cálcio existem em uma lata que possui 400g de leite em pó é de:

a) 6 x 10^23 átomos.
b) 6 x 10^22 átomos.
c) 3 x 10^22 átomos.
d) 3 x 10^23 átomos.
e) 1,2 x 10^24 átomos.

2
A resposta certa é a letra C, já tentei de todas as formas e não consigo chegar nesse resultado

Respostas

2014-06-23T18:16:10-03:00
oii então Companheiro  estudante  essa é fácil, olha se em 100g de leite tem 500mg de cálcio Ca   então transformando de  500mg para g = 0,5g ( /100) 
então    100g-------------------0,5g de Ca
                     400g------------------- X

x = 2 gramas  então em 400g de leite em po temos 2 gramas de  cálcio.

bem então   para saber quantos mols existem faremos o seguinte n= numero de mols,m= massa que temos e M = a massa Atômica 
o Ca = 40 (m= p+ n ,p= 20 prótons + 20 nêutrons, p=40 ) mais em qualquer tabela tem a massa Atômica só coloquei esse jeito para provar como eu cheguei , então voltando

n=m/M
n=2/40
n=0,5 mols presentes em 2 gramas de Ca

 espero ter ajudadoo
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-23T18:18:30-03:00
Se em 100g de leite existem 500mg de Cálcio, em 400g existirão 2000mg de Cálcio, que transformado dá 2g. O Cálcio tem a massa molar de aproximadamente 40g/mol
Então, se em 1 mol existem 40g, quantos mols terão 2g? Fazemos uma regra de 3.
1 - 40
x - 2
2=40x
2/40=x
1/20=x
0,05=x

Então terá 0,05 mol de Cálcio.
Se 1 mol equivale a aproximadamente 6,02x10^23, basta multiplicar isso por 0,05.
0,301x10^23, ou se preferir, 3,01x10^22 átomos de Cálcio.
1 5 1