Para ilustrar o conceito de solubilidade e densidade, o professor de química resolveu misturar em um mesmo recipiente a mesma massa de três substâncias, cujas identidades são apresentadas a seguir:
(GASOLINA, ÁGUA E ETANOL)

Sobre o resultado desse experimento, leia com atenção as afirmativas que se seguem:
I. A gasolina apresenta menor densidade que a água e o etanol.
II. Ao misturar as três substâncias, observa-se a formação de duas fases.
III. Após efetuar a mistura das três substâncias, sulfato de cobre (sal azul) foi adicionado e uma coloração azulada foi observada na fase aquosa.
IV. Para efetuar a separação das fases pode-se utilizar uma centrifugação. Com base no experimento apresentado e nas afirmações anteriores, assinale a afirmativa correta:

(A)I e IV estão corretas.
(B)III e IV estão corretas.
(C)II e III estão corretas.
(D)I, II e III estão corretas.
(E)I, III e IV estão corretas.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-23T18:39:16-03:00
Para ilustrar o conceito de solubilidade e densidade, o professor dePara ilustrar o conceito de solubilidade e densidade, o professor de química resolveu misturar em um mesmo recipiente a mesma massa de três substâncias, cujas identidades são apresentadas a seguir:
(GASOLINA, ÁGUA E ETANOL)

Sobre o resultado desse experimento, leia com atenção as afirmativas que se seguem: 
I. A gasolina apresenta menor densidade que a água e o etanol.
II. Ao misturar as três substâncias, observa-se a formação de duas fases.
III. Após efetuar a mistura das três substâncias, sulfato de cobre (sal azul) foi adicionado e uma coloração azulada foi observada na fase aquosa.
IV. Para efetuar a separação das fases pode-se utilizar uma centrifugação. Com base no experimento apresentado e nas afirmações anteriores, assinale a afirmativa correta:

(A)I e IV estão corretas.
(B)III e IV estão corretas.
(C)II e III estão corretas.
(D)I, II e III estão corretas.,<-------------------
(E)I, III e IV estão corretas.
1 5 1
2014-06-23T19:57:41-03:00
Como água e álcool são solúveis e gasolina e água não... a mistura forma duas fases(II) .. ao colocar o sal azul que é soluvel em água ele muda a coloração dessa fase (III) ... a gasolina é mais densa que agua+álcool ... e o ideal para separar a mistura seria o balão de densidade e depois a destilação fracionada....