Respostas

2014-06-24T11:19:56-03:00
Em última instância, tudo de que precisamos é de um ouvido que escute e de uma voz que soe. Em certo sentido, então, ela parece a mais simples e mais fundamental de todas as artes.
 Ruth Finnegan (2008, 15).

   Ainda que o Brasil, até agora, não haja dado compositores célebres à América, penso que é, talvez, de todos os países do Novo Mundo, o que está destinado a produzi-los em maior número.
 Ferdinand Denis (1978 [1826]: 73).   

Desde as três primeiras décadas de nosso século, sente-se um desejo, emanando dos próprios poetas, não apenas de oralizar a poesia, de restaurar nela a presença da voz, como também de cantá-la. 
Paul Zumthor (2005: 74).  

 E que não me julguem mal aqueles que pensavam que a música popular era qualquer música que a gente pudesse assoviar. 
Mozart Araújo (1994: 36)

Esta tese se desenvolveu em torno da ideia central de que a canção brasileira não foi formatada pela indústria cultural moderna, como comumente faz parecer a demarcação do início de sua tradição juntamente com a atuação da indústria fonográfica, no início do século XX, mas que apresenta uma configuração complexa baseada em uma estrutura melódico-textual-performática que veio se desenvolvendo desde, pelo menos, o final do século XVIII e em torno da qual se configurou uma tradição. A partir de um resgate histórico (do final do século XVIII à década de 1930) das principais musicalidades e “cancionalidades” que participaram da formação da canção brasileira, tentamos mostrar que uma grande variedade de gêneros está inscrita em sua base e que o samba foi formado da síntese de outros gêneros representativos na virada do século XIX para o século XX. No levantamento do universo cancional das primeiras décadas do século XX ganharam destaque os catálogos da Casa Edison, por meio dos quais tentamos acompanhar o desaparecimento de alguns gêneros e o surgimento de outros. Em seguida, partindo da metáfora proposta por José Miguel Wisnik de que a canção é uma “rede de recados”, tentamos mostrar que a canção é um objeto com alta capacidade de comunicação, o que, em parte, explica sua apropriação por parte do mercado de discos. Finalmente, baseado numa série de conceitos elaborados por Paul Zumthor, propusemos o conceito de voz-melodia para tentar pensar numa configuração “essencial” em torno da qual se formou a tradição da canção brasileira.  ACHO QI E ISSO, E FOI O Q EU ENTENDI DA PERGUNTA...

1 5 1
Obrigada! mas não é isso! estou pedindo para comparar as ''Cantigas'' que eram usadas na idade média, que eram poemas cantados com as músicas atuais. explicando cada cantiga. Mas mesmo assim, obrigada!