Em português, ainda segundo a norma padrão, o verbo deve concordar com o sujeito. Essa regra foi respeitada em:
a) Qual dos brasileiros não se sentiram isolados quando tiveram de viver no exterior?
b) Nenhum dos brasileiros entendem facilmente as diferenças entre o português e o tupi.
c) Se houvessem menos palavras importadas de outras línguas, o português seria mais pobre.
d) O português é diverso: provieram do tupi e do árabe muitas palavras e expressões.
e) Nos textos, foi mostrado, entre muitas outras coisas, as influências do bilinguismo.

2

Respostas

2014-06-24T12:53:54-03:00
Eu acho que a correta é a letra E
A melhor resposta!
2014-06-24T13:08:07-03:00

Não  sou   prof.  de  português  , mas  vamos   buscar  responder  a   questão. 
Bom ,  trata-se ao  meu ver  de  uma   questão  de  concordância   verbal .   Segue      uma  explicação  de   alternativa  por  alternativa.  

A)  Para  não   haver   erro  de  concordância ,  o correto  seria :  " Quais   dos   brasileiros..." 
 
B)     Para  não   haver   erro  de  concordância ,  o correto  seria :  " Nenhum dos brasileiros entende..." 

C) O  verbo  haver  no sentido de  existir   é  impessoal ,  não  varia    em  número.  Logo,  o  correto seria :" Se  houvesse..." 
  D)   Esta   parece estar  correta.

E)     Para  não   haver   erro  de  concordância ,  o correto  seria :  " Nos textos, foram mostradas, entre muitas outr..." 
1 5 1