Defina as afirmações abaixo,procurando identificar os elementos ideologicos e os preconceitos expressos:
a)politico é sempre corrupto
b)brasileiro é sempre preguiçoso
c)o brasileiro é um povo pacifico
d)apezar de ser mulher, ela é inteligente
e)ele é um preto de alma branca

2

Respostas

2014-06-24T22:23:53-03:00
A) A parte ideológica está ligada principalmente a um cultura e a um histórico vasto de casos de corrupções que vem acontecendo, como é o caso do mensalão.
O preconceito, passa a ser uma visão generalizada, em que não se distingue uma personalidade da outra, mas o que acontece é que a palavra político automaticamente já está associada a corrupção pelo descrédito de muitos representantes conseguiram ao longo do tempo. Portanto, o preconceito é de uma certa forma uma generalização acrítica.

b) Podemos relacionar essa questão, com o fato de que o Brasil ainda é um país subdesenvolvido e que não investe em educação, já que esse é um bom critério para avaliar um país, visto que essa não seja a prioridade de nossos governantes já que a ideia é manter o povo na ignorância. O termo preguiçoso estaria relacionado justamente no fato de que muitos são "pensados" a se contentar com pouco e não ir além.
 E de forma preconceituosa também é relacionada a forma de vida dos índios, pois os exploradores europeus por ter um espirito competitivo e de dominação, encontraram uma cultura diferente, em que não se precisava de muito para viver, apenas o suficiente. E atualmente temos o auxilio que alguns parlamentares recebem que é um verdadeiro absurdo, é um bom exemplo de ser preguiçoso sem generalizar, e muitos trabalham muito mas não tem um reconhecimento proporcional ao seu empenho.

c) As eleições se encaixam perfeitamente ou seja a questão política, os interesses pessoais, já que, a escolha de nossos representantes ser considerada pelos críticos em muito dos casos como escolhas errôneas, onde uma massa alienada escolhem representantes que não estão a altura de alguns cargos de extrema responsabilidade. E também pelo fato de não se ter uma unidade em grandes momentos de insatisfações com certas decisões do governo diante de decisões como na votação da Pec 37 por exemplo, em que nesta ocasião tivemos uma união de pessoas com os mesmos sentimentos de insatisfação e que conseguiu a partir das manifestações pacíficas expressar toda sua contrariedade a Pec 37 e a outros absurdos também, como o aumento das passagens.
 E por isso há está visão de pacificidade em que não há reações em grande escala demonstrar insatisfações com absurdos cometidos pelos nossos representantes.

d) As mulheres, dia após dia, vem desencadeando está luta para conseguir uma notoriedade maior, principalmente no mercado de trabalho, pois se comparado a séculos anteriores em que a mulher mau podia sair de casa, atualmente em nosso país podemos ver um atuação maior da mulher na sociedade em relação a sua efetividade em desempenhar algumas funções antes realizadas apenas por homens.

Há muito preconceito principalmente a mulheres que provém de uma beleza externa, o que não diz absolutamente nada sobre o que uma pessoa é de fato.

e) Essa é uma questão ligada diretamente ao racismo, pois os europeus por ter a pele branca se colocava em um patamar superior aos negros por ter a pele escura. 
 Além de cometer absurdos de explorar o negros para serviço escravo.

Pode ocorrer também de haver uma metáfora em relação a cor branca que pode ser vista como "pura" e a cor preta como isso podemos fazer uma alusão ao "preto de alma branca" como uma pessoa perversa por fora, mas bondosa por dentro. 


 

 
3 3 3
2014-06-25T21:22:12-03:00
Ele é um preto de alma branca.
a própria frase expressa preconceito, racismo, desigualdade
1 3 1