Escolha uma das alternativas:

1)Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial, pode-se mencionar:

a) O desenvolvimento social de uma camada de trabalhadores, que, destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

b) A melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) A ascensão social dos artesãos, que reuniram suas capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

d) O desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de modo que assegurasse emprego a todos os salariados.

Ajudem aêêê !!! :D

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-07-17T19:25:37-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a) O desenvolvimento social de uma camada de trabalhadores, que, destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
Correto. O que os operários ganhavam apenas "alugava" a força de trabalho, proporcionando que os trabalhadores apenas gastasse com o suficiente para se sustentarem. Isso, segundo os intelectuais a favor do capitalismo, garantia que o operário sempre voltaria para trabalhar no dia seguinte, para que pudesse comprar pelo menos algo para se alimentar.

b) A melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
Errado. O que realmente aconteceu foi completamente contrário a isso. Com o surgimento das indústrias, grandes contingentes se mudaram para a cidade. Isso gerou extrema pobreza, onde as famílias viviam em condições sub-humanas.

c) A ascensão social dos artesãos, que reuniram suas capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
Errado. As manufaturas foram substituídas pelas maquinofaturas, e houve êxodo rural, aumentando a população nos núcleos urbanos.

d) O desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de modo que assegurasse emprego a todos os salariados.
Errado. Ao contrário disso, estas empresas se baseiam em sistemas modernos, usando muitas vezes máquinas para realizar todo o processo.

Portanto, a única alternativa a ser considerada correta é a alternativa A.
4 5 4
Ual... Muito obrigado, inteligentíssimo
Obrigado, disponha sempre! =)
:D
2013-07-17T20:10:43-03:00
A- o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
1 5 1