URGENTE!! URGENTE!! URGENTE!! URGENTE!!

sobre a : MESOPOTÂMIA

1) Por quê os vales inundáveis da mesopotâmia são atrativas?

2) Há relação entre o aumento da produção agrícola a pastoril e o surgimento das primeiras cidades mesopotâmicas?

3) Que diferenças podem ser apontadas entre as formas de poder exercidas pelos sacerdotes pelo rei e seus funcionários ?

4) caracterize de modo geral o código de Hamurabi.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-18T15:12:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) A Mesopotâmia localizava-se onde hoje é o país do Iraque, e seu nome significa "terra entre rios", pois em seu território passava os rios Tigre e Eufrates, atraindo pessoas que construiram as primeiras cidades. Os vales inundáveis serviam para várias coisas para as pessoas, como pesca, lazer, navegação.

2) Sim, a Mesopotâmia se localizava na crescente fértil, o que a tornava uma civilização favorecida pelos rios, ajudando na produção agrícola, pela abundância de água.

3) Sacerdotes detinham poder religioso sobre o povo. O rei detinha poder político, econômico sobre o povo. Os Funcionários recebiam ordens.

4) O código de Hamurabi ou Lei de Talião, foi criada pelo imperador amorita Hamurabi I, que governou a Mesopotâmia no Primeiro Império. Essa lei consistia no básico "olho por olho, dente por dente", como por exemplo: se na época uma pessoa mata a esposa de outro, a lei obrigava que a esposa da pessoa que matou deveria ser morta.
9 4 9
2013-07-19T13:12:28-03:00
1)pelo o fato da mesopotamia esta localizada entre dois rios ela possiua terras ferteis dando a facilidade de agricultura,a mecialização (pois dai ele podian madarem suas materias para outros lugares atraves do rios )
2)sim,concerteza!as primeiras cidades surgiram pertos dos rios por exemplo:o egito
as primeiras cidades surgiram pertos de rios porque o solo era fertil e bom para os animais pastarem
3)bom.o poder do rei em comparção ao egito era bem diferente 1°o rei não era visto como um rei na mesopotâmia 2°o rei tinha uma boa qualidade de vida 3°a terras era dos deuses.Comcluimos que se alguma coisa acontecesse o povo iria reclamar para os deuses e não para o rei  ,eu não me lembro muito mais parece que os sacedotes era mais chamativos(para não dizer que eles tinham mais poder que o rei)pois era eles que comversavam(parece) e cultuavam os deuses.
4)bom.... hummmmmm......
bem o codigo de hamurabi foi um codigos de leis feitas especialmente para a população essa leis foram esculpidas em pedra na sociade para que todo mundo podessse ver ,porque antes o povo brigavam muito entre si e dai eles poderiam coisas que muitas das vezes não saberia se era errado ou não pois as leis não eram escritas.o que caracterizava muito aos codigos de hamurabi era a seguinte frase"olho por olho e dente por dente"
3 4 3