Respostas

2014-06-26T16:04:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
{ L+V= 22 ---> L = 22-V  ---(I)
{ L-V = 8 ----> L = 8 +V ----(II)

(I)=(II)
22 - V = 8 + V
22 - 8 = 2V
14 = 2V ⇔ V = 7 anos <-- idade de Vinicius

(II) L = 8 +V 
⇔ L = 8+7  L = 15 anos <--- idade de Lauro
1 4 1
A melhor resposta!
2014-06-26T16:06:01-03:00
Olá!

Vamos chamar de x a idade de Lauro e y a idade de Vinícius, ok?
Sendo assim, sabemos que:
x + y = 22
x - y = 8

Para resolver esse sistema de equações podemos recorrer ao método da substituição, isolando um dos termos na primeira equação e substituindo ele na segunda. Da primeira equação temos:
x + y = 22
x = 22 -y

Substituindo o valor parcial de x na segunda equação:
x - y = 8
22 -y -y = 8
-2y = -14
y = -14/-2
y = 7

Logo, sabemos que Vinícius (y) tem 7 anos. Para descobrir a idade de Lauro, podemos usar a primeira equação novamente:
x + y = 22
x + 7 = 22
x = 22 - 7
x = 15

Dessa forma, Lauro (x) tem 15 anos.

O problema ainda nos indica que Lauro é mais velho que Vinícius, ou seja, x > y, confirmando a nossa resolução.

Bons estudos!


2 4 2