Respostas

2014-06-26T16:41:00-03:00
Vim para a pergunta certa, pois hoje mesmo fiz uma prova de História sobre o Nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial.
Bom, voltando a pergunta, primeiro eu vou falar a respeito do nazismo na Alemanha e logo depois irei falar suas consequências. Se quiser pular logo para as consequências, vá a Segunda Parte. Mas eu recomendo que leia tudo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 Parte --> A Alemanha estava em uma situação de crise devido a Primeira Guerra Mundial (perdas territoriais, dívidas de guerra, enfraquecimento da indústria, altos índices de desemprego e inflação). Logo, muitos alemães estavam desempregados e empobrecidos, situação agravada pelas altas taxas de inflação, principalmente após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. -> Aproveitando-se da situação, os nazistas (que apenas agem em governos fragilizados), promoveram um golpe militar para derrubar o governo alemão, em 1923. Porém, o golpe fracassou e Hitler (Líder do Partido Nazista) foi condenado a cinco anos de prisão, mas cumpriu menos de um ano de pena. Enquanto esteve preso, escreveu a primeira parte do livro Mein Kampf (Minha Luta), que se tornou a obra fundamental do nazismo - um conjunto de ideias autoritárias e racistas. Em 1925, o governo da Alemanha ainda não tinha conseguido estabilizar as relações políticas nem superar as dificuldades econômicas decorrentes da Primeira Guerra. Porém, desta vez os nazistas conseguiram subir ao poder, fazendo duras críticas à atuação dos dirigentes alemães. Com a tumultuada situação política e social levou Hinderburg (presidente da Alemanha daquela época) a convidar Adolf Hitler para assumir a chefia do governo alemão. Assim, Hitler se torna chanceler (chefe do governo alemão) em 1933. Em 1934, com a morte do presidente, o chanceler Hitler assume a presidência e se torna chefe absoluto da Alemanha.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 Parte --> Consequências: A Alemanha passou a ser controlada pelo Partido Nazista, que impôs duras condições à população, como idolatrar e jurar fidelidade à Hitler (líder do Nazismo) e obrigar os professores a aprender e ensinar os princípios nazistas, no setor educacional. Além disso, a população foi obrigada a se alistar para o exército (militarismo), e a ter um fervor patriótico (nacionalismo) - ou seja, à valorização do que era do país, no caso a Alemanha e a crítica às coisas/produtos de origem estrangeira (de outros países). Ainda podemos citar o Autoritarismo imposto no país pelos nazistas.
2 5 2