O operador de uma perfuradora de cartões ganha salário base de R$ 336,00 e R$ 0,50 por cartão perfurado. Sendo y o salário mensal e x o número de cartões que perfure em um mês, pede se:
a) a função polinomial do 1ª grau que expressa o salário mensal desse perfurador.
b) o salário desse perfurador se ele 5000 cartões durante um determinado mês.
c) a quantidade de cartões que ele perfurou num mês em que o salário foi de R$ 2436,00.

Peço por gentileza que resolva passo a passo ,pois tenho muita dificuldade.


2

Respostas

2013-07-18T18:36:26-03:00
A)
Uma função de 1º é dada por ax+b,onde b é um valor fixo e ax é uma variável que depende da multiplicação de um valor fixo por outro valor variável.
Logo
f(x)=0,5x+336, sendo x a quantidade de cartões perfurados.

b)
Para saber o valor basta substituir x por 5000
f(x)=0,5*5000+336
f(x)=2500+336
f(x)=2836 R$

c)
Substituimos o valor de f(x) por 2436
2436=0,5x+336
2436-336=0,5x
2100=0,5x
x=4200 cartões
1 5 1
A melhor resposta!
2013-07-18T18:58:21-03:00
Escrevendo a função temos:

A ) Y= 336 + x0,5
Ou seja, o salário dele (Y) é igual a um salário base de 336 reais + 0,5 vezes o número de cartões que ele perfurar.

Repare que se você substituir x = 0, ou seja, nenhum cartão perfurado obterá somente o salário base dele 336.

Agora iremos calcular o salário dele, aplicando 5000 no lugar de x.
Nesse caso usamos 
B)
Y = 336 + 5000x0,5
Y = 2836 reais

OBS: Quando se trata de função é muito comum usar o F(x) no lugar do Y.

C) Agora basta substituir 2436 reais no lugar de Y na nossa função, assim obteremos o valor de x, que será a quantidade de cartôes!

2436 = 336 + 0,5x
2436 - 336 = 0,5x
2100 = 0,5x
x = 2100/0,5
x = 4200 cartões

Boa sorte Carla!
2 5 2