Em 1932, foi publicado o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", uma manifestação por uma educação pública, voltada à realidade brasileira. Uma das expressões deste movimento foi o educador baiano Anísio Teixeira. Sobre as defesas desse educador e da "Escola Nova", julgue as afirmativas abaixo:

1. Anísio Teixeira valorizava a memorização. Um nativista, ele gostaria de ver reimplantado no Brasil a educação dos padres jesuítas. Para ele, esta era a melhor forma de recuperar a deficiência nas disciplinas básicas.

2. Em 1931, Teixeira assumiu a Secretaria da Educação do Rio de Janeiro. Sua principal meta era integrar a educação do estado do ensino fundamental ao superior.

3. Esta sempre foi sua grande defesa, uma educação integral. Para ele, o Brasil precisava promover a educação intelectual, valorizando a capacidade de reflexão mais do que a memorização.

4. Ao lado de Darcy Ribeiro, importante cientista social brasileiro, Teixeira foi fundador na UnB (Universidade de Brasília).

ALTERNATIVASSomente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2013-07-18T22:24:12-03:00
1,3 e 4 Pois o ato nº 2 não ocorreu em Manifesto dos pioneiros da educação nova