Respostas

A melhor resposta!
2014-06-26T21:40:41-03:00
Semelhanças: as duas foram rebeliões emancipacionistas e tiveram como causa as ideias iluministas da época, o exemplo da independência dos EUA e o abuso de impostos. Não obteram sucesso e tiveram como consequência a morte ou exílio dos revoltosos.

Diferenças: a inconfidência mineira tratou-se de um descontentamento da elite, enquanto que a conjuração baiana teve a participação dos pobres. A inconfidência mineira foi causadora das primeiras ideias de libertação da mão de obra escrava e de igualdade social.

Espero ter ajudado!
2 5 2
Me ajudou bastante! Muito obrigado!
Por nada!!
2014-06-26T21:47:32-03:00
As duas foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Como semelhança ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos, cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema. A diferença é que a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Espero ter ajudado!!
1 4 1
Brigadão!
Anotado em meu caderno!
Pronto para dar-lo ao professor
:) De nada!!