Respostas

A melhor resposta!
2014-06-27T14:32:29-03:00
Lisossomos são compartimentos envoltos por membrana que contém um grupo de enzimas que digerem materiais introduzidos nas células ou elementos da própria célula (autofagia). Essas enzimas, cerca de 40 tipos, incluindo proteases, lípases, fosfatases, são todas ácidas, precisando de um ambiente com pH de valor próximo a 5 no seu interior. Por causa dessa diversidade, os lisossomos são organelas heterogêneas. 

As mitocôndrias são organelas presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande mobilidade, localizando-se em sítios intracelulares onde há maior necessidade de energia, pois sua função principal é a produção de ATP. 

As mitocôndrias são um compartimento formado por duas camadas de membrana, uma externa, altamente permeável que possui proteínas formadoras de poros (porinas) que permitem o trânsito livre de moléculas, e uma interna, altamente especializada e mais fina que se dobra formando pregas chamadas cristas. Dentro da membrana interna existe uma substância amorfa onde estão os ribossomos, o DNA mitocondrial e as enzimas, responsáveis pelas várias funções da mitocôndria. E entre as membranas está o espaço intermembrana, que contém várias enzimas e onde acumula prótons transportados da matriz. 

Os peroxissomos são organelas envoltas por uma única membrana que possui em seu interior enzimas oxidativas, em torno de 40 tipos, que removem o átomo de hidrogênio de substratos orgânicos específicos (R), em uma reação oxidativa que produz peróxido de hidrogênio (H2O2). 

RH2 + O2 → R + H2O2 

Estas organelas estão presentes em todas as células eucarióticas, não possuem DNA próprio, nem ribossomos e suas proteínas são importados do citosol. Dentre as enzimas mais encontradas nos peroxissomos destacam-se a catalase, a urato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveis pela b-oxidação dos ácidos graxos. 

O complexo golgiense consiste em um sistema de cisternas empilhadas, situado entre o retículo endoplasmático e a membrana plasmática, ou então próximo ao núcleo. Cada unidade do complexo é chamada de dictiossomo, e cada pilha apresenta de 4 a 6 sáculos, embora alguns flagelados unicelulares possam ter até 60. Nas células vegetais, centenas de pilhas do complexo estão dispersas no citoplasma
1 5 1